segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Política curricular catarinense


Política curricular catarinense - interfaces com outros contextos e com a Educação Integral. (aula do dia 18.05.2012- Prof Juares)

            A escola integral surge como uma nova concepção de acessibilidade educacional sendo depositada nela uma credibilidade de resolução das problemáticas sociais, como ferramenta mágica contra os problemas existentes na educação popular comum. A educação integral tem em sua proposta, causar a interação e a vivência dos indivíduos envolvidos, desenvolvendo conteúdos pré-estabelecidos e ampliando sua zona de conhecimento com as novas descobertas dos alunos. Pela ideia, o aluno passa a produzir cultura no espaço escolar.
            É preciso fazer a inclusão do aluno na sociedade, preparando-o para espaços que antes não eram idealizados pela escola. Contudo a escola precisa obter estrutura e dimensões novas em comparação com as escolas comuns, mas que também eram necessárias nestas outras. Os governos precisam ampliar acessos a vagas e estruturas, melhorando a qualidade de recursos, sejam eles didáticos, informatizados ou impressos. É preciso também valorizar o profissional, dando a este a oportunidade de dedicação exclusiva, para que consiga desenvolver conteúdos mais flexíveis a novos horizontes.
            A realidade, ainda fica distante da prática curricular. Os profissionais se deparam com a falta de autonomia, atrelada a um currículo pobre e pouco diversificado. O conjunto estrutural ainda é uma utopia em volta de promessas políticas de futuras estruturações.

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