segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Políticas curriculares


Políticas curriculares para a educação básica e a educação integral (profa. Jane)
           
            O currículo é importante para o processo de construção dos conceitos didáticos escolares. É com ele que vamos traçar os verdadeiros interesses da escola, ou seja, definir qual o real objetivo da escola no processo de ensino – aprendizagem. O papel da escola está totalmente preso a políticas capitalistas e de mercado, ela precisa inovar e revolucionar, se despertando para um currículo que atenda o aluno e não o prepare para o mercado burocrático. A política da escola tinha de ser construída pela comunidade escolar, mas o que acontece na prática é uma inserção de interesses incomuns a realidade da escola, através de políticas que prezam pelo mérito, dificultando a inserção do aluno no contexto escolar.
            De nada adianta as políticas governamentais sinalizarem a autonomia da escola e do professor, se na prática a escola terá de se mostrar em avaliações predefinidas, por um sistema, que sinaliza o que é importante que o aluno aprenda. A escola irá fortalecer um currículo que fica preso a conceitos pré-definidos pelo sistema. A construção de um currículo deve partir de questões e políticas únicas e exclusivas das escolas, para tal, a escola necessita também se desprender do ensino voltado para o vestibular. Mas para tal, é preciso também que a categoria dos profissionais em educação, juntamente com a sociedade no geral, exijam de seus governos mais acesso as universidades públicas, possibilitando assim para a escola o papel de formador e não de adestrador de conteúdos.

            Sugestão de Destaque: Trecho retirado do arquivo de apresentação do dia 27/04/12. Art.9º: “a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem”.

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