Políticas curriculares para a educação básica e a
educação integral (profa. Jane)
O currículo é importante para o processo
de construção dos conceitos didáticos escolares. É com ele que vamos traçar os verdadeiros
interesses da escola, ou seja, definir qual o real objetivo da escola no
processo de ensino – aprendizagem. O papel da escola está totalmente preso a
políticas capitalistas e de mercado, ela precisa inovar e revolucionar, se
despertando para um currículo que atenda o aluno e não o prepare para o mercado
burocrático. A política da escola tinha de ser construída pela comunidade
escolar, mas o que acontece na prática é uma inserção de interesses incomuns a
realidade da escola, através de políticas que prezam pelo mérito, dificultando
a inserção do aluno no contexto escolar.
De nada adianta as políticas
governamentais sinalizarem a autonomia da escola e do professor, se na prática
a escola terá de se mostrar em avaliações predefinidas, por um sistema, que
sinaliza o que é importante que o aluno aprenda. A escola irá fortalecer um currículo
que fica preso a conceitos pré-definidos pelo sistema. A construção de um
currículo deve partir de questões e políticas únicas e exclusivas das escolas,
para tal, a escola necessita também se desprender do ensino voltado para o
vestibular. Mas para tal, é preciso também que a categoria dos profissionais em
educação, juntamente com a sociedade no geral, exijam de seus governos mais
acesso as universidades públicas, possibilitando assim para a escola o papel de
formador e não de adestrador de conteúdos.
Sugestão de Destaque: Trecho retirado
do arquivo de apresentação do dia 27/04/12. Art.9º: “a escola de qualidade
social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem”.
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