segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Teorias curriculares


Teorias curriculares - interfaces com educação integral (Aula do dia 01.06.2012 - Prof Juares)

            Se comparado aos métodos de Freire, por exemplo, a educação integral ao qual estudamos, se constrói com a análise dos problemas da escola tradicional. Mas a educação integral em que vivemos e praticamos, ainda peca em muito quanto a sua estrutura ideológica e aplicada. Ainda não conseguimos unir fortemente a realidade do aluno à conjuntura escolar. O processo de construção ideológica respalda no desenvolvimento de projetos atrelados a disciplinas, como processo de formação educativa, sem estruturar conteúdos de forma interdisciplinar. Busca-se incansavelmente a interdisciplinaridade contudo o aluno não participa do processo interdisciplinar, pois ele está preso à grade curricular e a obrigação de obter uma nota em cada matéria (disciplina).
            O objetivo das promessas educacionais construídas pelos governos é o da proximidade da comunidade, mas o governo se atreve a construir seus ideais dentro da escola, estabelecendo políticas duvidosas quanto a real necessidade escolar. Ainda enfrentamos uma educação militar enfileirada e regrada. Dissemos ao aluno que este participa de um processo democrático, mas ao mesmo tempo não tem vós e participação na construção. Como dizia a banda “Pink Floyd” Another Brick in The Wall (Outro Tijolo no Muro), é o que os alunos são, apenas peças a serem lapidadas e cabe a nós educadores entendermos e tentar resgatá-los, antes que o sistema o cimente na multidão.
            Qual a real necessidade da escola? Em uma sociedade marxista existiria escola? E como ela seria, visto que o objetivo da atual (capitalista) é o mercado de trabalho? Essa escola mais socialista não poderia existir em nossa conjuntura atual? E ao não se preocupar com o mercado de trabalho, o currículo seria mais condizente com a realidade da comunidade escolar?

            Sugestão: http://www.youtube.com/watch?v=yv4qqd94GA0

Pink Floyd - Another Brick in the Wall (Legendado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário